segunda-feira, 10 de maio de 2010

A cozinha Japonesa
A cozinha japonesa é uma cozinha com uma forte predominância de alimentos oriundos do mar, desde peixes, algas, etc. Isso deve-se substancialmente à situação geográfica do Japão. Este sofreu ainda na culinária uma forte influência chinesa.
A carne só foi introduzida na cozinha japonesa no século XIX. Foram criados assim novos pratos, nos quais se utilizavam carne bovina, suína e frango.
Os japoneses apresentam tradições muito próprias da sua cultura como a arrumação da mesa japonesa, a cerimónia do chá e ainda a confecção de pratos.

O arroz destaca-se na alimentação japonesa, muito poucas refeições são acompanhadas sem ele. O outro prato consubstancia-se em carne, peixe e legumes e é tratado como um prato de acompanhamento.

Usam-se Hashis, pauzinhos de origem chinesa, que tanto podem ser de madeira como de marfim, osso ou metal.

Os japoneses acompanham por tradição as suas refeições com chá verde, que é servido quente sem açúcar. Bebem também geralmente bebidas alcoólicas, das quais se destaca o sake, que contém cerca de 17% de álcool.
A cerimónia Japonesa do Chá
A cerimónia do chá possui influências do taoísmo e do Budismo. A cerimónia do chá designada Chanoyu, que literalmente significa água quente, ou ainda denominada por chado.

Sem comentários:

Enviar um comentário