quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Superstições à mesa

Lê algumas das superstições que as pessoas têm à mesa!
Existem diversas superstições quanto a hábitos e acções que se fazem à mesa. Procedemos a uma pesquisa para reunir alguma dessas superstições, que se apresentam na seguinte lista:
  • Farinha no chão é sinal de fartura
  • Donzela não serve sal, não corta galinha, nem passa o paliteiro.
  • Nunca se oferece nem o primeiro nem o último bocado.
  • Só uma pessoa mexe a comida, senão ela fica sem gosto.
  • O número 13 é também considerado agoirento. Nunca se devem sentar na mesma mesa 13 pessoas por causa de terem sido 13 os que participaram da Última Ceia (Jesus e os 12 apóstolos)
  • Não se passa o sal directamente para a mão de quem pede. Dá azar. Deve-se colocá-lo na mesa.
  • Mesmo que haja um convidado à mesa, o primeiro pedaço deve ser oferecido ao dono da casa para não desejar sua morte. Se ele recusar, o perigo passou.
  • Não se pragueja para acender o fogo porque isso chama o demónio para ajudar
  • Pegue o prato com a mão direita e devolva com a mão esquerda. A direita é de bênção para o prato cheio e a esquerda, de maldição para o prato vazio.
  • Dinheiro em mesa de comida é sinal de miséria.

  • Sal derramado é mau agouro.
  • Vinho derramado é alegria.
  • Não se deixa a colher dentro da panela nem descansando na borda. Isso atrasa a comida.
  • Não se pragueja para acender o fogo porque isso chama o demónio para ajudar.
  • Quando uma panela deixa a comida queimar várias vezes, fica viciada. O melhor é colocá-la de lado, como imprestável.
  • Beber o que restou do copo de alguém é uma maneira de ficar sabendo seus segredos.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Receita de burrito

Fica aqui uma sugestão para fazer um prato de burrito:
Ingredientes:

  • 250 g de feijão encarnado

  • 30 g manteiga
  • 2 cebolas grandes

  • 250 g carne picada

  • 1 dl polpa de tomate

  • 1 colher (café) de cominhos

  • 1 piripiri

  • 8 crepes

  • 40 g queijo ralado

Modo de preparação:

  1. Colocar de molho o feijão encarnado. Uma vez demolhado, coze-se na mesma água;
  2. Derreter a manteiga, de seguida juntar as 2 cebolas picadas e as 250 g de carne picada numa frigideira;
  3. Quando a cebola estiver loura adicionar a polpa de tomate, os cominhos e o piripiri.
  4. De seguida, juntar o feijão cozido e escorrido e 1.5 dl de água proveniente da sua cozedura;
  5. Deixar cozer e apurar;
  6. Rechear os crepes (ou tortilhas) com o preparado de feijão. Enrolar e dispôr num prato para levar ao forno;
  7. Espalhar sobre os crepes (ou tortilhas) o queijo ralado. Leve ao grelhador durante cerca de 5 minutos.

Sugestão: Uma salada de alface temperada com maionese é o melhor acompanhamento para desfrutar deste prato.



Cozinha Mexicana

O BurritoO Burrito é um prato tradicional do México e consiste numa tortilha com recheio de carne. A carne é o seu único recheio, apesar de noutros países colocarem como recheio queijo, feijão, arroz, tomates, alface e outros.
Este prato remonta ao tempo da Revolução Mexicana, entre 1910 e 1921, na fronteira entre o México e os EUA, onde a população se refugiava da Revolução. Perto daí um homem, Juan Mendez vendia comida numa barraquinha, e que as pessoas com saudades da alimentação da sua terra pendiam-lhe para atravessar o Rio Bravo para os EUA e trazer-lhes comida.
Para manter a comida quente decidiu enrolar os ingredientes em tortilhas e para levá-los para lá do rio, carregava-as num "burrito". A comida era tão boa, que as pessoas começaram a dizer que queriam a comida do burrito.
Foi assim que surgiu o Burrito.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pré-Projecto de Area de Projecto

Decidimos fazer algumas alterações nas actividades predestinadas para o 3ºPeríodo, a Exposição desse período é sobre Escolhas Alimentares, nomeadamente Macrobiótica, Vegetarianismo e Veganismo.

Ficha Do Pre-projecto a.p.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Um pouco sobre Culinária Vietnamita

A Culinária Vietnamita foi influecianda pelos ideais budistas. Esta cozinha é conhecida pela variedade de pratos vegetarianos. Pode-se distinguir três tipos de culinária no Vietname: a do Sul, a do Centro e a do Norte. A Culinária do Sul é à base de ervas frescas e pratos mais tropicais. A Culinária do do Centro é mais condimentada com maior utilização do pimentão. A Culinária do Norte é bastante parecida com a Culinária chinesa.

Por causa da situação geográfia, do litoral extenso, a Cozinha Vietnamita é marcada utilização de peixes e frutos do mar, mas também a carne de porco, frango, pato e outras carnes vermelhas são usadas nos pratos vietnamitas. Como no norte há a forte influência da Cozinha Chinesa, um dos pratos principais é carne de cão.
A bebida alcoolica mais consumida é a cerveja. O café que é uma influência francesa do tempo colonial. É tomado forte e espesso. Enquanto o chá é tomado de forma similar ao chá da China. No norte é servido mais forte e amargo, e no sul é mais suave.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A Cozinha é uma Arte ou uma Ciência?

Duas perspectivas diferentes sobre a cozinha.

«A cozinha é muita vezes considerada uma arte pelo seu aspecto estético. Os pratos servidos cada vez mais acarretam o cuidado com a distribuição dos alimentos no prato, até por vezes se dá mais importância ao aspecto do que ao sabor. Contudo a cozinha para alguns a cozinha é uma ciência, esta é um ponto de vista menos conhecido pelas pessoas em geral. Quando se menciona este aspecto refere-se que cozinhar inclui medidas exactas, porções exactas, tempo certo para ir ao forno, existem reacções químicas, tudo muito bem regulamentado.»

Depois de leres comenta dando a tua opinião!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Votem na nossa Sondagem!!!

Votem na sondagem acerca da preferência do tipo de cozinha.

Planos/Actividades para o 2ºPeríodo

Actividades Previstas para o 2ºPeríodo
Antes de mais bom ano de 2010 para todos, neste período iremos realizar várias actividades, que haviamos proposto fazer. Essas actividades são a recolha de diversa informação acerca de diversas cozinhas do mundo:italiana, grega, japonesa, arabe, indiana e cabo verdiana. Essa informação será posta no nosso blog, mas também numa exposição, realizada na Semana da Multiculturalidade (actividade proposta pelo grupo da Multiculturalidade), prevista para o final de Fevereiro. Pensámos numa ideia original para logótipo do nosso grupo que depois verão.

Decidimos divulgar o nosso blog no jornal da nossa escola com quem já entrámos em contacto, para além deste tipo de divulgação pocederemos à elaboração de cartazes para divulgar não só o nosso blog, mas também a exposição sobre diversas cozinhas que se irá realizar.

Iremos proceder ainda à realização do dossié de receitas para a biblioteca da nosssa escola. Essas receitas serão de diversos países. E claro não deixaremos de publicar neste blog todo o tipo de notícias que possam ser relevantes acerca das diversas cozinhas do mundo.