Mezédes
Antes do almoço é, por tradição, regular comer mezédes, que são pequenas porções de vários petiscos todos juntos. Nesta mistura de aperitivos podemos encontrar patés para pão; bolinhos de polvo ou de carne; queijo grelhado à milanesa; frutos do mar (marisco, lulas,..); e como não podia deixar de ser, a salada grega de seu nome xoriátika. Os mezédes são tradicionalmente acompanhados pelo Ouzo (bebida típica da Grécia, destilado de uva com anis).
Pratos típicos
A culinária grega é muito diversificada, e embora existam diversas características em comum entre as tradições culinárias das diferentes regiões da Grécia, existem também muitas diferenças, o que torna difícil apresentar uma lista completa dos pratos mais representativos. Por exemplo, o prato vegetariano chamado Haniotikó Bouréki (fatias de batata assadas com abobrinhas, queijo myzithra e hortelã) é um prato típico do oeste da ilha de Creta, na região de Chania. Uma família típica do local costuma consumir este prato de uma a duas vezes por semana durante o verão; no entanto, ela não é preparada em qualquer outra região do país.
Tradições na cozinha Grega
Para o pequeno-almoço lidera o tradicional iogurte grego, que é suave e encorpado, pode ser apreciado com frutas e coberto com o mel produzido na Grécia. Tanto o iogurte como o mel grego predominam em toda a Europa. Outras especialidades são as massas folhadas para tortas ou pitas, com diversos recheios: de vários tipos de queijos isolados ou misturados (tiropita), de espinafre (spanakopita), ou doces, como de creme, maçã (milopita) e chocolate com banana.
Para um lanche rápido, há o giros pita que consiste em carne de carneiro ou pernil, temperadas e fatiadas a partir de um espeto giratório e que pode ser servido tanto no prato, com salada, cebola, iogurte e batatas fritas, ou com todos os ingredientes enrolado na pita (pão sírio), que se come como um sanduíche.
De hábitos tradicionais, é por sua natureza os gregos comerem, cada um com seu garfo, de um mesmo prato com bolinhos ou salada, por exemplo. O mesmo não acontece nas refeições principais. Tudo é temperado com muito azeite, considerado o melhor e mais saudável do mundo. Segundo consta em várias publicações médicas, em revistas de cardiologia, o consumo do azeite grego e vinho em pequenas quantidades, funciona como alimentação preventiva à doenças cardíacas, pois fazem aumentar apenas o chamado colesterol bom.