segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A Cozinha na Idade Média (continuação)

As Refeições na Idade Média

Geralmente, realizavam-se duas refeições por dia, estas eram uma refeição principal feita ao meio-dia e a outra era a ceia feita depois do anoitecer. Nas refeições da Idade Média havia um enorme protocolo de etiqueta.
Um dos princípios da etiqueta era a realização das refeições em conjunto, tanto as pessoas da casa como os criados, era considerado uma falta de respeito tomar a sua refeição individualmente.

O bispo inglês Robert Grosseteste no século XIII aconselhava a condessa de Lincoln a proibir «…refeições e ceias fora do salão, em acomodações privadas e secretas, pois disso vêm desperdício e desonra para o senhor e para a senhora.». Na idade média, a Igreja difundia o Jejum e a ideia de poucas refeições ao dia. Este mesmo bispo recomendava à condessa que vigiasse os seus criados para que não roubassem os restos a fim de não fazerem refeições a mais.

Nas classes mais abastadas serviam-se refeições divididas em entrées, relevés e outros. Era ainda comum lavar-se as mãos com água perfumada.

Sem comentários:

Enviar um comentário