sábado, 19 de dezembro de 2009

A Cozinha na Idade Media

A cozinha na Idade Medieval

Cozinha Medieval designa os hábitos alimentares, os alimentos usados e os métodos culinários usados para a confecção desses alimentos, durante a Idade Medieval (entre o séc. V e XV) na Europa.
O alimento básico nessa época era o pão. A carne era um alimento caro e por isso não era consumida com tanta frequência como os vegetais e cereais. Como temperos eram utilizados: o vinho, o vinagre, o mel e o açúcar. As amêndoas eram trituradas para fazer leite de amêndoa, apesar de também serem usadas em sopa e em molhos. Este leito de amêndoa usava-se para cozinhar durante a Quaresma e Jejuns.

Na Idade Media havia um grande condicionamento: as técnicas de conservação dos alimentos pouco desenvolvidas aliadas ao transporte lento impediam o comércio de alimentos a longa distância. Por isso muitos alimentos eram consumidos pela nobreza com mais poder de compra.

Nesta época, a fome era uma constante, e os alimentos eram indicadores de estatuto social. Havia decretos que proibiam o consumo de certos alimentos às classes mais baixas, uma vez que se acreditava que correspondiam a determinadas classes determinados alimentos. Desta forma, as classes mais altas tinham direito a alimentos mais refinados, e às classes mais baixas estavam destinados os alimentos mais vulgares.

Sem comentários:

Enviar um comentário