sexta-feira, 28 de maio de 2010

Alguns pratos típicos e tradições da Grécia

Mezédes
Antes do almoço é, por tradição, regular comer mezédes, que são pequenas porções de vários petiscos todos juntos. Nesta mistura de aperitivos podemos encontrar patés para pão; bolinhos de polvo ou de carne; queijo grelhado à milanesa; frutos do mar (marisco, lulas,..); e como não podia deixar de ser, a salada grega de seu nome xoriátika. Os mezédes são tradicionalmente acompanhados pelo Ouzo (bebida típica da Grécia, destilado de uva com anis).


Pratos típicos

A culinária grega é muito diversificada, e embora existam diversas características em comum entre as tradições culinárias das diferentes regiões da Grécia, existem também muitas diferenças, o que torna difícil apresentar uma lista completa dos pratos mais representativos. Por exemplo, o prato vegetariano chamado Haniotikó Bouréki (fatias de batata assadas com abobrinhas, queijo myzithra e hortelã) é um prato típico do oeste da ilha de Creta, na região de Chania. Uma família típica do local costuma consumir este prato de uma a duas vezes por semana durante o verão; no entanto, ela não é preparada em qualquer outra região do país.

Tradições na cozinha Grega

Para o pequeno-almoço lidera o tradicional iogurte grego, que é suave e encorpado, pode ser apreciado com frutas e coberto com o mel produzido na Grécia. Tanto o iogurte como o mel grego predominam em toda a Europa. Outras especialidades são as massas folhadas para tortas ou pitas, com diversos recheios: de vários tipos de queijos isolados ou misturados (tiropita), de espinafre (spanakopita), ou doces, como de creme, maçã (milopita) e chocolate com banana.
Para um lanche rápido, há o giros pita que consiste em carne de carneiro ou pernil, temperadas e fatiadas a partir de um espeto giratório e que pode ser servido tanto no prato, com salada, cebola, iogurte e batatas fritas, ou com todos os ingredientes enrolado na pita (pão sírio), que se come como um sanduíche.
De hábitos tradicionais, é por sua natureza os gregos comerem, cada um com seu garfo, de um mesmo prato com bolinhos ou salada, por exemplo. O mesmo não acontece nas refeições principais. Tudo é temperado com muito azeite, considerado o melhor e mais saudável do mundo. Segundo consta em várias publicações médicas, em revistas de cardiologia, o consumo do azeite grego e vinho em pequenas quantidades, funciona como alimentação preventiva à doenças cardíacas, pois fazem aumentar apenas o chamado colesterol bom.

9 comentários:

  1. vc nao deu quase na da nome de pratos tipicos eu nao achei bom nem sei porque vc fiserao issso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas ele me ajudou na pesquisa de escola sobre a grecia;ta queridinha :3

      Eliminar
    2. Eu não gostei muito porque não fala o nomes dos pratos tipidos mais tirando isso e bom (y)

      Eliminar
  2. que pena giovanna que vc. não sabe se quer escrever corretamente. Irene

    ResponderEliminar
  3. Acho que isto esta bom mas não encontro pratos tipicos nos textos acima

    ResponderEliminar
  4. Moussaka é o prato tipico da Grécia. quem quiser pagar por esta informação o meu NIB é 00006627652347 764 8743.

    ResponderEliminar
  5. Pessoas mto mázinhas algumas das que aqui responderam...Está ótimo o txto mto esclarecedor, dá uma ideia rápida mas bastante elucidativa da cozinha típica Grega. Parabéns
    Quem não viu os vários pratos mencionados no texto, não deve saber do que está a falar

    ResponderEliminar
  6. me ajudou muito obrigada

    ResponderEliminar